31 dez 2014
 Por 
Blog do Seridó
 às 
07:41min. 
 em 
UFRN e SEEC vão implantar rede de comunicação de dados na Grande Natal

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz e a Secretária Estadual de Educação, Betânia Ramalho Leite, assinaram na tarde dessa terça-feira, 30, o termo de cooperação técnica para uso da Rede GigaMetrópole, rede de comunicação de dados no âmbito da Região Metropolitana da Grande Natal.

Com esse ato, as duas instituições deram um importante passo para interligar as escolas públicas e integrar a gestão da educação do Rio Grande do Norte, por meio do sistema SIGEduc e da Rede Giga, ambos desenvolvidos por docentes e empresas incubadas no Instituto Metrópole Digital (IMD).

Na ocasião, a reitora e a secretária de educação destacaram os benefícios que esses dois sistemas vão proporcionar aos processos de ensino e aprendizagem, na economia dos gastos públicos, no acesso à informação e no aperfeiçoamento da gestão educacional potiguar. “Esses mecanismos tecnológicos que estamos implantando na rede pública escolar do RN vão impactar positivamente nas condições de trabalho dos professores e na saúde financeira do estado”, frisou Ângela Paiva Cruz, antes de assinar o documento.

Em contrapartida, ainda teremos mais eficiência na gestão pública escolar, completou a secretária de educação do Rio Grande do Norte. Para Betânia Ramalho, esse termo de cooperação tira a SEEC do amadorismo arcaico, pois antes do desenvolvimento do SIGEduc, era impossível saber o quadro de professores, onde estavam atuando. Até a freqüência ao trabalho era registrada com assinatura manual, dificultando uma gestão pública eficiente e eficaz, completou a secretária.

Prestigiaram a solenidade o diretor e vice do IMD, José Ivonildo do Rêgo e Adrião Duarte; o professor Sérgio Fialho, um dos responsáveis pelo projeto GIGAMetrópole; pró-reitores e dirigentes de empresas incubadas.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!