A IV Unidade Regional de Saúde Pública, localizada na cidade de Caicó, vai realizar na próxima segunda-feira (24), a Oficina de Protocolo de Toxoplasmose para os profissionais da região do Seridó, que lidam diretamente com o trabalho de acompanhamento de gestantes.
A Toxoplasmose é uma doença infecciosa, causada por um protozoário Toxoplasma Gondii, mas conhecido como “doença do gato”, que está presente em quase todos os animais domésticos.
A doença pode ser adquirida pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados presentes nas fezes de gatos e outros felídeos, por carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, que abriguem os cistos do protozoário Toxoplasma gondii.
A ingestão de leite cru contendo taquizoítos do parasito, principalmente de cabras, pode ser uma forma de infecção, mas provavelmente rara, pois a cabra tem de se infectar durante a lactação para que exista a possibilidade de passagem de taquizoítos para o leite. Apesar de não se manifestar claramente, os animais são portadores em potencial, e, portanto, transmissores para o ser humano.
Durante todo o dia, profissionais e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública estarão discutindo junto com os representantes dos municípios, as formas de prevenção, sintomas e tratamento.
0 Comentários