Quase metade dos presentes no ato antigoverno realizado na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo, 12, declarou que “confia muito” em Rachel Sheherazade, âncora do ‘SBT Brasil’. A jornalista, que também atua na Jovem Pan, foi apontada como a comentarista política em que 49,4% dos manifestantes mais acreditam.
Em segundo lugar, o blogueiro da Veja, colunista da Folha de S. Paulo e apresentador da Jovem Pan, Reinaldo Azevedo, teve 39,6% dos votos. O pódio fica completo com Paulo Henrique Amorim, da Record e do blog Conversa Afiada, apontado por 28% dos participantes como confiável. Os dados são da pesquisa coordenada pela socióloga Esther Solano, professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e pelo filósofo Pablo Ortellado, da USP, que ouviu 571 manifestantes.
A pesquisa pediu para que os participantes classificassem o nível de confiança que sentem em outros sete comentaristas políticos listados: Demétrio Magnoli (Folha e O Globo), Guilherme Boulos (Folha), Gregório Duvivier (Folha), Jânio de Freitas (Folha), José Luiz Datena (Band), Luis Nassif (GGN), Olavo de Carvalho (Mídia sem Máscara), William Bonner (Globo) e Vladimir Safatle (Folha e Carta Capital).
O levantamento identificou que 47,3% dos entrevistados “confiam muito” em informações sobre política que recebem por meio do Facebook, outros 26,6% pensam o mesmo de conteúdos que recebem pelo mensageiro Whatsapp. Na imprensa, a fonte mais confiável é a revista Veja, segundo 51,8% dos manifestantes. Por outro lado, 37,1% declararam que “não confiam” no ‘Jornal Nacional’, da TV Globo, e outros 32,6% também sentem desconfiança das notícias da Carta Capital.
0 Comentários