28 set 2010
 Por 
Blog do Seridó
 às 
10:27min. 
 em 
Pesquisa Datafolha sinaliza que pode haver segundo turno para presidente

O Instituto Datafolha publicou nova pesquisa de intenção de voto ontem, mostrando, na pesquisa estimulada, uma queda de três pontos percentuais da candidata Dilma Roussef (PT).

Ela obteve 46% das intenções de voto, enquanto José Serra (PSDB), ficou com 28% e Marina Silva (PV) continua com 14%.

Considerando apenas os votos válidos – retirando os brancos e nulos – a candidata Dilma Rousseff tem 51% dos votos, José Serra (PSDB), 32%, e Marina Silva (PV), 16%.

O levantamento, feito na última segunda-feira (27), mostra queda de Dilma a cinco dias da eleição.

Na comparação com a pesquisa anterior (ocorrida nos dias 21 e 22), a candidata petista caiu três pontos percentuais; o tucano José Serra cresceu um ponto percentual; enquanto a verde Marina Silva ganhou dois pontos.

Para ser eleita em primeiro turno Dilma precisa ter 50% mais um dos votos válidos (resultado descontado os votos brancos e nulos).

Mantida a tendência de queda de Dilma Rousseff, poderá haver segundo turno para eleição presidencial, marcado para 31 de outubro.

Conforme o Instituto Datafolha, a margem de erro amostral da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Essa margem de erro torna mais difícil o prognóstico dos resultados da eleição de domingo (3), uma vez que Dilma Rousseff poderá ter entre 49% e 53% dos votos válidos.

Segundo o levantamento, os demais candidatos à Presidência da República – Ivan Pinheiro (PCB), Zé Maria (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelis (PRTB), Plínio Sampaio (P-SOL) e Rui Pimenta (PCO) – não alcançaram 1% das intenções de voto.

O percentual de indecisos é de 7%; e 3% declararam votar nulo ou em branco.

A pesquisa foi feita em 202 municípios e entrevistou 3.180 pessoas.

O Datafolha registrou o levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 32913/2010.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com