14 maio 2012
 Por 
Blog do Seridó
 às 
12:52min. 
 em 
Palácio do Planalto é contra a venda de Cosern para chineses

A companhia espanhola Iberdrola está negociando, com a chinesa State Grid, a venda de sua participação acionária na holding Neonergia, que controla três distribuidoras de energia elétrica e um parque gerador no Brasil.

Mas o governo não quer a entrada dos chineses, assim como não aprovou o aumento da participação dos espanhóis nessa companhia elétrica, negociada no ano passado entre Iberdrola, BB e Previ. Para impedir a entrada dos chineses, os sócios brasileiros podem, inclusive, ir à Justiça. “Sem essa benção [de Brasília] vai ser difícil”, analisou uma pessoa próxima às discussões.

No início do mês, a Neoenergia divulgou comunicado no qual a Iberdrola reconheceu que estava “examinando diferentes alternativas estratégicas com relação à sua participação societária no capital social da Neoenergia.” A nota esclareceu, porém, que até aquele momento não havia decisão tomada sobre sua participação societária nem sobre qualquer acordo vinculante que “enseje a divulgação de qualquer informação relevante ao mercado”.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!