A Paraíba tem 248 casos suspeitos de microcefalia notificados, de acordo com boletim dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (30). O número é 138% superior ao divulgado na terça-feira (24) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), quando eram 104 notificações.
A Paraíba é o segundo estado com maior número de casos notificados no país, sendo que Pernambuco registrou 646 casos. Em todo o país são 1.248 em 311 cidades de 13 estados e no Distrito Federal e seis casos suspeitos de mortes de crianças por microcefalia estão sendo investigados. No sábado (28), o Ministério da Saúde tinha confirmado que o zika vírus é o responsável pelo surto de microcefalia. A SES informou nesta segunda-feira que um novo boletim estadual deve ser divulgado na terça-feira (1º).
De acordo com a pasta, a situação é “inédita na pesquisa científica mundial”, com risco associado aos primeiros três meses de gestação. No dia 11 de novembro, o ministro da saúde, Marcelo Castro, declarou estado de emergência em saúde pública por causa dos casos suspeitos de microcefalia.
0 Comentários