24 dez 2012
 Por 
Blog do Seridó
 às 
12:04min. 
 em 
Ibope aponta que brasileiro confia mais em STF que Congresso

Envolvido em um conflito com o Poder Legislativo em torno do mensalão , o Supremo Tribunal Federal leva vantagem na batalha pela opinião pública. Pesquisa Ibope mostra que o STF tem um índice de confiança entre a população maior do que o do Congresso Nacional: 54 a 35, numa escala que vai a 100.

Comparando-se aos 83 pontos do Corpo de Bombeiros – sempre a instituição mais bem avaliada pela população -, nem o Supremo nem o Congresso estão especialmente bem aos olhos do público. Mas os 19 pontos de vantagem dos ministros de toga em relação aos congressistas estão além de qualquer margem de erro.

É a primeira vez que o Ibope mede o índice de confiança no STF, e não há como saber se ele cresceu ou diminuiu durante os 136 dias do julgamento do mensalão, nos quais o tribunal esteve em evidência nos meios de comunicação. Mas uma pista é dada pela evolução da confiança no Judiciário.

Entre junho e dezembro, o índice oscilou de 53 para 47 pontos. Os brasileiros estão mais confiantes no Supremo (54) do que na Justiça (47) de modo geral. Há diferenças, porém, do grau de confiança no STF entre os brasileiros.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!