18 jun 2012
 Por 
Blog do Seridó
 às 
09:07min. 
 em 
Fantástico denuncia fraudes em concursos públicos municipais

Segundo reportagem exibida ontem pelo Fantástico, da TV Globo, a maior parte das fraudes acontece nos concursos municipais. Prefeitos e vereadores contratam uma empresa para organizar a prova e indicam os candidatos que eles querem ver aprovados.

50 policiais civis, seis servidores da CGU, além de promotores de Justiça deflagraram na manhã desta segunda-feira (18) a Operação Gabarito, com o objetivo de desarticular esquema criminoso de fraudes a licitações e a concursos públicos. A Operação está sendo realizada em Caldas Brandao, Guarabira e João Pessoa.

Segundo informações da Polícia Civil, o objetivo é cumprir seis mandados de busca e quatro de prisão expedidos pela Justiça estadual de Gurinhém. Todos os mandados de prisão já foram cumpridos e as buscas também estão sendo cumpridas com a apreensão de dinheiro e documentos.

A Polícia Civil informou que já foram detidos o dono da empresa Metta e os integrantes da comissão de Licitação da prefeitura de Caldas Brandão. Além das fraudes a licitação, ocorria fraudes na operacionalzação de concurso público, havendo pagamento de propinas e troca dos gabaritos, fazendo o candidato passar no concurso de maneira ilegal. Por essa razão, todos os procedimentos de 2011 e 2012 da prefeitura de Caldas Brandão serão investigados, como também todos os contratos que beneficiaram a Metta Concursos para a relaização de concursos públicos.

Compartilhe:

1 Comentário

  1. Elaine A. da Silva disse:

    POSSÍVEIS BENEFICIAMENTOS EM CONCURSOS PÚBLICOS DE FAMILIARES NÃO SÓ DO EX-SECRETÁRIO ELIZEU CHOCIAI MAS TAMBÉM DE OUTRO EX- SECRETÁRIO MUNICIPAL QUE FAZ PARTE DO ROL, DE PARCEIROS POLITICOS

    Com relação ao possível e duvidoso envolvimento em beneficiamento de parentes nos concursos públicos da Prefeitura de Ponta Grossa, temos o Sr. Odivaldo Alves Ex- Controlador Geral do Município, Ex- Secretário M. de Abastecimento. Pois bem Odivaldo é do PTB segundo informações retirados do site:
    (http://www.blogdojohnny.com.br/politicaeinformacao/odivaldo-fica-no-abastecimento-descontentando-vereadores).
    Mas a esposa do Sr. José Elizeu Chociai a Srª Liliane de Oliveira Chociai é presidente local do PTB, foi oficializada na convenção como a nova coordenadora estadual do PTB Mulher. O PTB é coordenado na região pelo presidente estadual do PTN, José Elizeu Chociai, conforme dados retirados do site:
    (http://www.blogdojohnny.com.br/politicaeinformacao/petebistas-locais-no-diretorio-estadual).
    COINCIDÊNCIA
    Pois bem diante das informações relatados acima, é que o Sr. Odivaldo Alves e sua parenta Suelen de Paula Alves (segundo alguns funcionários da PMPG são pai e filha), passaram no “Concurso Público 001/2010”, (membros de uma mesma família), para o cargo de Assistente de Administração II. Num outro Concurso realizado pela FAFIPA também, passou como Musicoterapeuta Maria Terezinha Chociai (também segundo de alguns funcionários da PMPG é irmã de Chociai), que foi citada pelo programa Revista RPC da Rede Globo Paraná em 22/07/2007, informou a existência de funcionários fantasmas na “Prefeitura de Araucária”. (informações sobre o caso Chociai ter sido funcionário fantasma foi retirado do site: http://www.plantaodacidade.com.br/Anteriores/terca240707/tiv.htm).
    de Araucária, para verificar esta situação, se for necessário neste caso.
    Outro fato também é da Maria da Gloria Chociai ter passado no Concurso Público 001/2010 PMPG no cargo de Assistente de Administração II. ( também segundo informações de alguns funcionários seria também irmã de Chociai).
    Mas se esta Promotoria acessar o site e digitar na parte de busca o nome Maria da Gloria Chociai aparece o seguinte:
    http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/diariossecretos/pordentro/ficha.phtml?nome=MARIA DA GLORIA CHOCIAI)
    MARIA DA GLORIA CHOCIAI

    • Nome: MARIA DA GLORIA CHOCIAI
    • TIPO: TRANSPARENCIA
    • Diário com data: Nº avulso de 31/03/2009 pdf
    • Ato ou Portaria / Ano:
    • Status ocorrência: Ativo
    • Data: 31/03/2009
    • Lotação: NAO INFORMADA
    Detalhes
    • Nome Publicado:MARIA DA GLORIA CHOCIAI
    • Status do funcionário:COMISSIONADO
    A Maria da Gloria Chociai faz parte de uma pesquisa realizada pela Gazeta do Povo, e se refere aos Atos Secretos da Assembléia, pela internet a pessoa só consegue estes dados, mas sugiro a esta Promotoria que para conseguir o restante dos dados, como por exemplo qual Deputado seria responsável por ela, e em qual setor ela estava lotada, segundo informações do site da Gazeta do Povo, deverá ser feito uma solicitação para a Direção da Assembléia Legislativa. (Documentos em anexo referentes a estes dados).
    Outro parente de Chociai que consta como ausente no Concurso Público como Motorista de Caminhão, é o Victor Sergio Chociai.(documento sobre o assunto em anexo).
    Mais outro familiar é a Maria Solange Chociai que passou no cargo de Assistente de Administração II no Concurso Público 001/2010.
    Deverá também ser investigada mais esta situação, no caso Chociai de possíveis beneficiamentos de seus próprios parentes e de familiares de seus parceiros políticos, é que todos os nomes citados anteriormente, as provas foram aplicadas pela FAUEL (UEL).
    Sendo que esta faculdade (FAUEL/UEL) também foi investigada pelo MP, onde foi verificado que algumas questões eram iguais à apostila de um curso técnico de corretor ministrado em Curitiba. A denúncia foi feita por uma candidata que não teria passado neste concurso público da Sanepar. O coordenador da Coordenaria de Processos Seletivos (Cops), Silvano César da Costa informou, que a prova foi elaborada por um corretor de imóveis de Londrina, contratado pela instituição. Estes dados foram retirados do site:
    (http://mp-pr.jusbrasil.com.br/noticias/685741/uel-anula-prova-de-concurso-publico-para-sanepar)

    OUTRAS QUESTÕES DA FAUEL/UEL INVESTIGAÇÃO
    Concursos sob suspeita II
    By rigon | junho 19, 2012 10:34
    Leitor que se identifica como Zé da Mata fez o seguinte comentário: ‘ Quem sabe agora, depois que estourou esta bomba nos concursos públicos no Brasil, o Ministério Público de Maringá comece a investigar denúncia efetuada em relação aos concursos públicos da Prefeitura de Maringá. Várias foram as situações denunciadas de indícios de irregularidades na condução dos concurso, tendo vários cargos comissionados apadrinhados de um secretário sido aprovados, e já nomeados. O mais grave é que também sua esposa foi aprovada no concurso para professora, e o secretário era o responsável pela secretaria organizadora do concurso. Estamos aguardando apuração do Ministério Público.’ (sic)
    Meu comentário: Ultimamente a Prefeitura de Maringá tem contratado a Fauel para realização de seus concursos. A Fauel é uma entidade de direito privado, constituída por um grupo de professores e funcionários da UEL, que passou a ser concorrente da Cops UEL, um departamento da UEL, que já realizou outros concursos em Maringá, com absoluta confiabilidade, tando que comissionados como assessores jurídicos, que haviam sido dispensados por decisão judicial, não foram aprovados. Sobre os concursos realizados pela Fauel, já se ouviu outros comentários como o do leitor Zé da Mata, inclusive de candidato que teria contrariado uma recomendação de um dos fraudadores, que apareceu na reportagem do Fantástico, que dizer que foi muito bem e acha que vai passar, jamais comentar o gabarito com ninguém. Akino Maringá, colaborador . DADOS RETIRADOS DO SITE 🙁http://angelorigon.com.br/2012/06/19/concursos-sob-suspeita-ii/)

Deixe o seu comentário!