24 fev 2013
 Por 
Blog do Seridó
 às 
07:15min. 
 em 
De acordo com meteorologistas, chuvas em 2013 serão abaixo do normal

Os meteorologistas do Nordeste, reunidos na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) e contando com a participação de instituições como o CPTEC/INPE e INMET, via áudio-conferência, divulgaram o resultado da “IV Reunião de Análise Climática para a Região Nordeste do Brasil –  2013”. Eles estão prevendo um inverno abaixo do normal para o semiárido nordestino e de normal a acima do normal para o litoral.

Para o período de março a maio, utilizando uma escala percentual, os especialistas do Nordeste estimam uma tendência com categoria abaixo do normal tendo a maior probabilidade de ocorrência (40%), categoria normal (35%) e acima do normal (25%). Os meteorologistas observaram no oceano Pacífico Equatorial condições de neutralidade em termos de Temperatura da Superfície do Mar (TSM).

Enquanto no Oceano Pacífico tem-se condições de neutralidade, no oceano Atlântico Tropical Norte e próximo à costa da África, “ressalta-se a presença de anomalias de TSM, com valores em torno de 0,5 oC”. Com essa reunião, os meteorologistas chegaram a conclusão, após dois dias de análises, que não existem sinais evidentes para uma previsão concreta para o Nordeste, mas possivelmente, em 2013 as chuvas serão abaixo do normal.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com