18 mar 2025
 Por 
Blog do Seridó
 às 
07:09min. 
 em 
Conselho de Cultura do RN pede arquivamento de PL que altera nome da Ponte Newton Navarro

O Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte publicou uma nota nesta segunda-feira (17) pedindo que a Assembleia Legislativa do Estado (ALRN) arquive o Projeto de Lei que propõe renomear o nome da Ponte Newton Navarro para “Ponte Wilma de Faria”. De acordo com a entidade, o ato legislativo pode representar um “desmerecimento” à memória da ex-governadora, assim como ignorar o papel de Newton Navarro no cenário potiguar.

O projeto em questão foi proposto pelo deputado Coronel Azevedo (PL). Em discurso no plenário da ALRN na última quinta-feira (13), ele frisou que a mudança busca reconhecer o papel de Wilma de Faria na efetivação da obra. “Wilma foi a primeira mulher governadora do Brasil, que realizou importantes obras, como esta ponte que liga a zona Norte e simboliza a determinação e o espírito público de uma grande gestora”.

O Conselho da Cultura do Estado, por sua vez, destaca que a própria ex-governadora batizou o nome do equipamento com o nome do escritor, pintor e poeta Newton Navarro. Por conta disso, embora seja válido prestar uma homenagem à política, a entidade argumenta que a mudança de nome da ponte não é o melhor caminho para isso.

“A professora Wilma de Faria legou uma história de vida pública que merece ser reverenciada permanentemente, inclusive dando nome a alguma grande obra, na dimensão dos seus feitos em prol do Rio Grande do Norte. Mas essa deferência não pode ser prestada em desdouro ao nome de Navarro, repita-se, por ela própria escolhido para batizar a ponte, reconhecendo que o artista pintou e celebrou Natal, o Rio Potengi e a Redinha, prenunciando com a sua escrita e os seus pincéis o que depois se transformou em notável e útil estrutura que orgulha a arquitetura brasileira”, diz o Conselho em nota.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com