Agosto é o mês do folclore e, para homenagear, o maior pesquisador da cultura popular do país será celebrado em apresentações gratuitas para escolas públicas de Mossoró e Caicó.
Através do Prêmio Myriam Muniz da Funarte e MinC, a peça Gesto, Cascudo, do grupo Casa da Ribeira de Teatro, abordará uma releitura da vida e da obra do potiguar Luís da Câmara Cascudo hoje, às 15h30, no Teatro Dix-huit Rosado, e em Caicó, amanhã, no mesmo horário, no Teatro Adjuto Dias.
Os dois momentos finalizam um percurso de 44 apresentações realizadas pelo grupo para mais de quatro mil alunos da rede pública.
A história se passa no plano das memórias de um Cascudo em seus últimos dias de vida, que relembra a infância e seus encontros com figuras da cultura brasileira.
Esta é uma visão de Cascudo que amplia a visão comum que se tem do folclorista.
“Este é um rótulo que Cascudo nunca quis. Ele chegou a xingar um jornalista e afirmado que, antes de tudo, ele era um professor e pesquisador“, destacou Henrique Fontes, dramaturgo da peça.
A neta do historiador, Daliana Cascudo, diretora do Instituto Ludovicus e da Casa Câmara Cascudo, acompanhou o processo de pesquisa e, ao assistir a peça, declarou que o espetáculo tem a capacidade de surpreender de forma irreversível.
“Ao apresentar um Cascudo totalmente diferente da biografia oficial, através de uma linguagem teatral, peculiar e única, ele deixa de ser um só e passa a ser vários. Somos todos um pouco Cascudo e ele é muito da nossa terra“, disse Daliana.
Serviço
Espetáculo: Gesto, Cascudo
Quando: hoje, às 15h30, no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró; e amanhã, às 15h30, no Teatro Adjuto Dias, em Caicó
Quanto: Entrada gratuita exclusiva para estudantes de escolas públicas.
Parabéns à Casa da Ribeira por levar CASCUDO ao interior do Rio Grande do Norte, com o monumental espetáculo GESTO, CASCUDO.
No mês do folclore é a maior homenagem que o principal folclorista brasileiro poderia receber.
Sucesso em Mossoró e Caicó.
Daliana Cascudo