A Câmara Municipal de Natal aprovou a concessão do título de Cidadão Natalense para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre agenda em cidades potiguares a partir desta sexta-feira 11. A aprovação ocorreu na sessão desta quinta-feira 10, em uma sessão marcada por manobras regimentais, discussões, protestos nas galerias e críticas da oposição.
Inicialmente, os vereadores aprovaram a urgência da matéria, para que o projeto fosse analisado mais rapidamente, sem precisar passar pelo trâmite normal nas comissões. Quando a urgência é aprovada, as comissões precisam apresentar seu parecer no plenário, de forma imediata.
Após a aprovação da urgência (com um placar de 20 a favor a 4 contra), um pedido de vista foi solicitado pela vereadora Samanda Alves (PT), integrante da Comissão de Educação. Ignorando o regimento da Câmara, a vereadora Camila Araújo (União), que presidia a sessão, submeteu o caso a plenário e o pedido foi negado em maioria.
Depois disso, o projeto em si foi apreciado na Casa, votado e aprovado em votação simbólica, ou seja, sem a votação individual dos vereadores. A líder da oposição, Brisa Bracchi (PT), pediu votação nominal, mas foi ignorada – outra violação do regimento interno.
0 Comentários