18 mar 2012
 Por 
Blog do Seridó
 às 
07:42min. 
 em 
Açudes do RN com 80% da capacidade

“A possibilidade de pancadas de chuvas em todo estado, com predominância nas regiões do Alto-Oeste e Seridó, pode garantir um bom inverno no sertão”, disse o meteorologista Gilmar Bristot. Para ele, o inverno promete ser um período de chuvas próximas do normal. A aproximação do inverno traz, naturalmente, a preocupação com relação aos açudes do estado.

De acordo com o coordenador de Defesa Civil, Coronel Acioly, o monitoramento tem sido feito em parceria com a Defesa Civil dos municípios. Segundo ele, no momento, os açudes do Rio Grande do Norte estão com 80% de sua capacidade.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a situação dos açudes não é crítica para um inverno conforme previsto pela meteorologia.

Como a rede de açudes do Estado é antiga, estão sendo investidos R$ 1,2 milhão no estudo de avaliação ambiental de 25 barragens. A previsão de conclusão deste trabalho é em maio deste ano. Estão também sendo elaborados os projetos básicos para recuperação e manutenção de 19 açudes. Estes projetos devem ficar prontos em agosto.

Com relação ao monitoramento, o acompanhamento é feito pelos técnicos da Semarh que estão em campo acompanhando o volume dos açudes. A Secretaria está trabalhando em parceria com a Agência Nacional de Águas para instalar ainda este semestre a sala de situação, uma sala equipada com equipamentos que permite que os profissionais cruzem as informações com o nível dos rios e avaliem com antecedência as regiões onde podem ocorrer cheias ou secas. A previsão é que esta sala esteja instalada até junho.

Do Diário de Natal

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!