15 ago 2010
 Por 
Blog do Seridó
 às 
10:22min. 
 em 
Balanço parcial indica vacinação de mais de 7 milhões de crianças contra a pólio

Mais de 7,1 milhões de crianças foram vacinadas até as 17h30 de ontem contra poliomielite.

Os números do Ministério da Saúde são preliminares e deverão ser alterados à medida que estados e municípios atualizem o banco de dados do ministério.

O balanço final só deverá ser anunciado em duas semanas.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carmem Osterno, disse que é comum alguns profissionais de saúde digitarem os dados somente após o término da vacinação.

“Isso  justificaria o número de vacinações estar ainda tão abaixo da meta do governo, que é de imunizar 14,6 milhões de crianças, o que corresponde a 95% dos menores de 5 anos”, afirmou.

Com a estratégia adotada pelo Brasil – que realiza campanhas nacionais anuais, divididas em duas etapas, com intervalo de dois meses entre as doses – foi possível eliminar o vírus da poliomielite no país e, desde 1989, não há registros da doença.

Isso rendeu a certificação internacional, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de erradicação da doença em todo o território nacional.

A poliomielite ainda é uma doença comum em diversas partes do mundo. Com a imunização, previne-se contra os riscos de importação de casos.

Dados da OMS indicam que 26 países ainda registram casos da doença.

Destes, quatro possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

Crianças até 5 anos que não tomaram as gotinhas devem procurar a unidade de saúde mais próxima da rede pública, onde a vacina ainda estará disponível.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!