Diante do contexto da pandemia da Covid–19, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam), elaborou um boletim com recomendações relacionadas aos seus campos de atuação.

Entre as questões abordadas estão as ações de vigilância e controle da qualidade da água potável, já que o fornecimento de água comprovadamente potável de forma ininterrupta à população é essencial para efetivar as medidas de higiene recomendadas pelo Ministério da Saúde (MS), nesse período da pandemia.

O boletim traz também considerações sobre a transmissão dessa doença por esgotos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as atuais evidências sugerem que o vírus da Covid-19 pode ser eliminado nas fezes, mas não existem relatos de sua transmissão fecal-oral. Nesse contexto, a OMS e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto trazem as seguintes recomendações: as águas residuais devem ser tratadas em estações de tratamento centralizadas, bem projetadas e devidamente geridas  devem ser seguidas as melhores práticas de proteção da saúde dos trabalhadores dos serviços de saneamento, a quem devem ser fornecidos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) apropriados.

Clique AQUI e confira o boletim