30 jul 2025
 Por 
Blog do Seridó
 às 
11:45min. 
 em 
Terremoto de magnitude 8,8 na Rússia provoca tsunami e evacuações em países do Pacífico

Um terremoto de magnitude 8,8 foi registrado na manhã de quarta-feira 30, horário local, na Península de Kamtchatka, no extremo leste da Rússia, provocando um tsunami com ondas de até 4 metros e emissão de alertas para diversos países banhados pelo Oceano Pacífico. O tremor também gerou registros no Japão e no estado do Havaí, nos Estados Unidos.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro foi localizado a 125 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade russa com 165 mil habitantes, a uma profundidade de 19,3 km. O governo russo informou que o tsunami chegou à costa de Kamtchatka e iniciou evacuação de moradores em algumas regiões. A agência estatal Tass relatou ferimentos leves em várias pessoas, incluindo um aeroporto da região.

O Serviço Geofísico da Academia de Ciências da Rússia informou que este foi o tremor mais forte registrado na região desde 1952. O governador de Kamtchatka, Vladimir Solodov, afirmou que houve danos materiais e recomendou que a população se afastasse das áreas costeiras. A ordem de evacuação também foi confirmada para moradores de Severo-Kurilsk, ao sul da península, pelo governador de Sakhalin, Valery Limarenko. A cidade tem pouco mais de 2 mil habitantes.

O Ministério do Interior da Rússia confirmou a ocorrência de ondas de até 4 metros de altura em partes da costa de Kamtchatka. A região está localizada no Círculo de Fogo do Pacífico, área com intensa atividade geológica.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com