O Setor de Perícias de Balística Forense faz parte da estrutura do Instituto de Criminalística e é responsável pelos exames periciais em armas de fogo e componentes de munição que subsidiam os laudos periciais e auxiliam à Justiça no processo criminal.
Ao apreender uma arma suspeita, a autoridade policial solicita os exames periciais necessários à comprovação da autoria de um crime. Um dos exames mais realizados pelo setor é o de Microcompração Balística, este serve para identificar se a arma apreendida foi a que efetuou o tiro em determinado delito. Na realização do exame, o perito efetua tiros em tanque de coleta de projéteis e obtêm os padrões deixados pela arma, através de marcações.
Posteriormente, estes são submetidos à análise em um equipamento de ponta chamado “Microcomparador Óptico”, que somado a expertise do perito, irá comprovar se as marcas deixadas na prática delituosa são oriundas do mesmo armamento.
Para auxiliar às investigações policiais, caso ainda não exista uma arma suspeita, os peritos conseguem fazer uma busca em base de dados nacional, através do Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB), que fornece um banco de dados de todos os Institutos periciais do Brasil, com isso, pode-se chegar a uma autoria mesmo sem existir um suspeito.
0 Comentários