05 jul 2022
 Por 
Blog do Seridó
 às 
17:02min. 
 em 
Projeto acolhe mulheres em gestação de risco no Seridó

Pelo menos 100 mulheres já foram atendidas, em junho deste ano, pelo projeto Educação em saúde na Gestação de Alto Risco, que busca assegurar em Caicó, no Seridó Potiguar, o acesso ao pré-natal para gestantes com estado de saúde vulnerável. 

Promovido pela Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN (EMCM/UFRN), a iniciativa surge no contexto em que a mortalidade materna cresce no Brasil, evidenciando a urgência de ações com foco na assistência à mulher e redução de riscos ao longo da gravidez. Apenas em 2021, de acordo com o Painel de Monitoramento da Mortalidade Materna, a média foi de 107 mortes a cada 100 mil nascimentos, ultrapassando os 70 óbitos estimados como meta pela ONU até 2030.

No Hospital do Seridó, além da colaboração dos profissionais de saúde da Unidade, as atividades do projeto recebem a participação de seis estudantes do 1° nível da Residência Materno Infantil e seis com experiência passada no projeto. Neste ano, o esperado é que a ação alcance a estruturação e segmentação do serviço pela região de Caicó, contando com a intermediação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), e a expansão do ambulatório para uma perspetiva multiprofissional na atenção à gestação de risco. Até o momento, o trabalho acontece de forma coletiva, mas a expectativa é de que a assistência individual seja concretizada. 

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com