Com o objetivo de apresentar discussões acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ligados à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), foi lançado o livro Leituras literárias: possíveis diálogos com os ODS. A obra, que conta com 144 páginas, é resultado das ações do projeto de extensão O texto literário na sala de aula, vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN).
O livro foi escrito pelo professor do Departamento de Educação do Ceres (Deduc) Ilderlândio de Assis, e teve a coautoria das alunas do curso de Pedagogia do Ceres Ana Carla Dantas, Ana Maria Santos de Araújo e Verônica Medeiros Pereira. Além de potencializar a formação acadêmica das estudantes, o livro ganhou um aspecto interdisciplinar, visto que foi possível mobilizar saberes em diversos assuntos abordados.
De acordo com o professor Ilderlândio de Assis, o livro toca em questões sensíveis, necessárias e urgentes, com temáticas ligadas à igualdade de gênero; exclusão, inclusão e sensibilidade; educação de qualidade; meio ambiente e educação; e racismo e identidade negra. “Em cada capítulo, assume-se a perspectiva de que a leitura literária pode ser um recurso potente no desenvolvimento de temáticas relevantes para a nossa sociedade, principalmente quando consideramos as práticas de ensino em sala de aula”, salienta.
0 Comentários