A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou nesta sexta-feira (18) que a abertura de investigação dos Estados Unidos sobre o PIX “deve-se mais a uma informação incompleta acerca dos objetivos e funcionamento” da ferramenta.
A investigação foi aberta pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) contra o Brasil a pedido do presidente norte-americano, Donald Trump.
No documento, o governo norte-americano não cita especificamente o nome do sistema PIX, mas fala em “serviços de comércio digital e pagamento eletrônico”, inclusive aqueles do governo. O PIX é o único sistema do governo para esse fim.
“Temos boa expectativa de que, no âmbito do sistema de audiência pública aberto pelo USTR, as contribuições do Banco Central do Brasil, dos integrantes do sistema bancário brasileiro, incluindo os bancos americanos, vão ajudar no esclarecimento das restrições levantadas no documento inicial daquele órgão dos EUA”, informou a entidade, por meio de nota.
0 Comentários