13 dez 2023
 Por 
Blog do Seridó
 às 
20:27min. 
 em 
Pesquisador da EMCM recebe financiamento do CNPq

A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN) recebeu nesta terça-feira, dia 12 de dezembro, um financiamento no valor de R$ 744.880,80 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O investimento beneficiará o projeto Inteligência Artificial na Predição de Alterações Citopatológicas do Colo do Útero na Atenção Primária em Saúde. 

A atividade terá início em 2024 e pode otimizar o rastreamento do câncer cervical na Atenção Primária à Saúde (APS) por meio de uma plataforma. A ideia é que sejam coletadas imagens de exames realizados em várias partes do Brasil e, a  partir disso, possa construir um instrumento capaz de diagnosticar precocemente o câncer citopatológico dentro do contexto da atenção primária.

O aplicativo também pretende reduzir o tempo de diagnóstico dos casos mais graves da doença e melhorar sua precisão. O processo pode, inclusive, modificar o algoritmo e o fluxograma de atendimento às mulheres com lesão citopatológica. Além disso, a implementação de algoritmos de machine learning pode reduzir custos e melhorar a eficiência do sistema de saúde, beneficiando as pacientes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os coordenadores do projeto são Diego Bonfada, professor da EMCM, e Marquiony Marcos dos Santos,  técnico em laboratório da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e pesquisador bolsista do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). Ambos realizaram uma parceria e submeteram o projeto ao edital do CNPq. 

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com