16 dez 2019
 Por 
Blog do Seridó
 às 
12:26min. 
 em 
Nosso Natal, um universo em expansão

Fonte de renda importante para a nossa economia com grande geração de emprego, renda e divisas, o Natal em Natal movimentou perto de R$ 80 milhões, segundo levantamento realizado há três anos pela Fecomércio. No entanto, sua importância vai muito além dos números. É um espaço vasto de produção e difusão cultural. Aberto às mais diversas manifestações e públicos. Desde o mês passado e até o dia 6 de janeiro são mais de 300 atrações culturais, locais e nacionais, que se apresentam em todas as regiões da cidade.

Nesta semana começa o Festival de Música de Natal, pelo caráter mais popular desse tipo de manifestação artística, sem dúvida o mais esperado na cidade. Serão 12 dias com apresentações em quatro polos: Centro Histórico, Árvore de Mirassol, Ponta Negra e Nélio Dias. Nomes como Alceu Valença, Yhran Barreto, Ney Matogrosso, Zezé de Camargo e Luciano, Hugo e Heitor,  Elba Ramalho, Martinho da Vila, Leo Santana, Roberta Sá, Rodolfo Lopes, Zé Hilton, Rodolfo Amaral, Sueldo Soares, Dodora Cardoso, Claudia Leite, Carlos Zens, Valéria Oliveira, Margareth Menezes, Cavaleiros do Forró, Babado Novo entre outros estarão levando a melhor MPB de gêneros variados.

Também agora em dezembro temos o Festival Garagem de Rua, no Espaço Cultural Jesiel Figueredo, um projeto inédito reunindo 33 bandas da zona norte, um verdadeiro resgate de tudo o que vem sendo produzido na região, com os mais diversos ritmos como rap, hip hop, indie, reggae ou metal, revelando primorosos produtos autorais para abrir espaços a novos artistas.

Este é o verdadeiro espírito mágico do Natal em Natal. Por isso mesmo se expande por toda a geografia da cidade abrindo espaço para manifestações religiosas e culturais e neste ano se somando ao projeto de resgate do Centro Histórico e Alecrim, que ganharam espaço na programação. Nesses locais, teremos de tudo um muito. Igualmente pela vez primeira fizemos uma iluminação especial nas igrejas do centro, que se somam ao proporem uma programação cultural na Catedral e na Igreja do Galo.

A árvore de Natal de Mirassol, a maior do país, se tornou um polo de laser para natalenses e turistas e fonte de renda para centenas de pessoas. Ela se junta a outras três instaladas no Parque dos Coqueiros, ginásio Nélio Dias e no Panatis para levar o espirito do Natal a toda a cidade. Em Mirassol, além do nosso rico artesanato, temos o espetáculo Entre Fábulas com o Ballet Municipal, que se apresenta também no Centro de Convenções, já tivemos o Presente de Natal e no dia 25 uma programação especial para comemorar o aniversário da cidade com Marina Elali, padre Caio Sanfoneiro e Nara Costa.

Assim, a busca pelo dinamismo da nossa maior festa vem se acentuando. A gastronomia tem espaço com o festival Prato do Mundo no Beco da Lama e agora o Natal Fest Gourmet na praça Pedro Velho. Mais uma vez elegemos o micro e o pequeno empreendedor, os centros de consumo popular, as lojas de rua e os ambulantes para viverem da melhor maneira possível a alegria e as vantagens dessa festa, e acima de tudo, para fazer crescer a autoestima dos nossos cidadãos. Seja celebrando com fervor os ritos cristãos, seja promovendo o incremento de nossas tão diversificadas formas de cultura, seja impulsionando o turismo, que todos vivam esse espírito de abrangência, pertencimento e expansão do Natal em Natal sob o brilho das luzes que enfeitam nossa cidade. De uma cidade tão bem chamada Natal.

Álvaro Dias
Prefeito de Natal

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com