16 abr 2025
 Por 
Blog do Seridó
 às 
12:03min. 
 em 
Nos 1700 anos do Concílio de Niceia, cristãos do Oriente e do Ocidente celebrarão a Páscoa no mesmo dia

No ano em que a Igreja celebra os 1700 anos do Concílio de Niceia, o primeiro concílio ecumênico, a Páscoa dos cristãos do Ocidente e do Oriente será celebrada na mesma data, em 20 de abril. Esses dois marcos se relacionam no desejo contido naquela reunião do ano de 325 de que houvesse uma data comum para a Páscoa. Ainda hoje esse desejo está presente nas lideranças eclesiais e é motivado pelo Papa Francisco como “um apelo a todos os cristãos do Oriente e do Ocidente para darem resolutamente um passo rumo à unidade” dessa celebração conjunta.

Resumidamente, o Papa Francisco escreveu na Bula de Proclamação do Jubileu 2025 que o Concílio de Niceia teve a missão de preservar a unidade, “então seriamente ameaçada pela negação da plena divindade de Jesus Cristo e da sua igualdade com o Pai”. Com o Símbolo de fé reconhecido pelos padres conciliares como sinal da comunhão na mesma fé, o estabelecimento de uma data comum para a Páscoa foi a questão pastoral mais importante daquele encontro, segundo o prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Kurt Koch.

Existiam datas diferentes de celebração da Páscoa, na Igreja Primitiva: na Ásia Menor, os cristãos celebravam a Páscoa em simultâneo com a Páscoa judaica, no dia 14 de Nisan, e eram por isso conhecidos como quartodecimanos. Em contrapartida, os cristãos chamados protopasquistas, sobretudo na Síria e na Mesopotâmia, celebravam a Páscoa no domingo seguinte à Páscoa judaica. Perante esta situação, o Concílio de Niceia encontrou uma regra uniforme, definindo a celebração da Páscoa de acordo com o que acontecia entre os romanos.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com