O ministro e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Gilmar Mendes afirmou que há mais de 100 candidaturas às prefeituras que ainda estão “sub judice”. Isso significa que elas poderão ser contestadas pela Justiça Eleitoral, de acordo com o UOL.
“Uma proposta do futuro é que talvez nós devêssemos antecipar os prazos, criar uma fase de pré-registro para que ocorresse logo as impugnações para evitar a instabilidade no processo eleitoral”, explicou o ministro.
Com as novas regras implantadas nestas eleições, a Justiça Eleitoral teve 45 dias para analisar os registros dos candidatos, metade dos anos anteriores.
“A única queixa que nós estamos registrando, a mais explícita do ponto de vista da Justiça Eleitoral, é que com o encurtamento do prazo nós tivemos um problema com o registro dos candidatos”, afirmou o ministro.
As candidaturas serão julgadas após a realização do segundo turno, o que pode mudar o resultado das votações e fazer com que novas eleições sejam realizadas em alguns cidades.
0 Comentários