01 jan 2011
 Por 
Blog do Seridó
 às 
09:24min. 
 em 
Dilma Rousseff toma posse neste sábado (1º)

Será neste sábado, às 14h30, no Palácio do Congresso Nacional, o ato que marcará o início do mandato de Dilma Vana Rousseff, de 63 anos (confira na quadro acima), como presidente da República Federativa do Brasil. Ainda pela manhã, a presidente eleita assistirá a uma missa na Catedral de Brasília, acompanhada do vice-presidente eleito, Michel Miguel Elias Temer.

Cortejo

Às 14h10, Dilma, de pé a bordo do Rolls-Royce presidencial, e Temer, em outro carro logo atrás, seguirão da Catedral até a rampa de mármore branco do prédio principal do Congresso Nacional, acompanhados de perto pela Escolta de Batedores, constituída por motociclistas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e por 110 Dragões da Independência – unidade militar criada em 1808 que utiliza o uniforme da Guarda de Honra de Dom Pedro I.

Ato de Posse

No plenário da Câmara, Dilma e Temer comporão a Mesa com o presidente do Congresso, José Sarney; o presidente da Câmara, Marco Maia; o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso; e o Terceiro-Secretário da Mesa do Congresso, deputado Odair Cunha.

Eles farão, em voz alta, o juramento de “manter, defender e cumprir a Constituição Federal, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Em seguida, Odair Cunha fará a leitura do termo de posse, que será assinado por ambos; e o presidente do Congresso, senador José Sarney, declarará empossados a presidente, Dilma Rousseff, e o vice-presidente, Michel Temer.

A Banda de Fuzileiros Navais executará a versão completa do Hino Nacional. Então Dilma fará, em plenário, seu primeiro discurso à Nação, com duração aproximada de 45 minutos.

Do plenário, Dilma e Temer seguirão para a rampa principal do Congresso, na área externa, onde novamente será executado o Hino Nacional, dessa vez pela banda do Batalhão da Guarda Presidencial, com salva de 21 tiros.

A presidente vai se dirigir à Bandeira Nacional para prestar-lhe reverência e passará a tropa em revista. Em caso de chuva, essa solenidade ocorrerá na Chapelaria do Congresso. Os dois partirão então, em carro aberto, ao Palácio do Planalto.

Troca da faixa presidencial

Ao subir a rampa do Palácio do Planalto, Dilma e Temer serão recebidos na porta principal por Luiz Inácio Lula da Silva. Após os cumprimentos, ocorrerá a troca da Faixa Presidencial, no Parlatório do Palácio do Planalto. A banda do Primeiro Regimento de Cavalaria de Guardas executará o Hino Nacional.

Logo após, Dilma e Temer vão se dirigir ao Salão Leste para receber os cumprimentos de chefes de Estado estrangeiros.

Despedidas

Após sair do Salão Leste, ambos acompanharão o presidente Lula até a rampa do Palácio do Planalto, onde se despedirão do ex-presidente.

Pronunciamento à Nação

De volta, Dilma seguirá para o Parlatório, de onde fará um pronunciamento à Nação. Em caso de chuva, as cerimônias da rampa e do Parlatório ocorrerão no interior do Palácio do Planalto.

Posse aos ministros

Após os cumprimentos, a presidente dará posse à equipe ministerial do novo governo no Salão Nobre do Palácio do Planalto, começando pelo ministro da Justiça. Em seguida, todos posarão para a foto oficial.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!