A Prefeitura do Natal inicia na próxima quarta-feira (20), a entrega de absorventes íntimos para pessoas que menstruem e que comprovem residência no Município de Natal, em situação de vulnerabilidade social ou econômica e acompanhada pelos serviços da assistência social. A ação faz parte do Programa Ciclo Seguro, de Combate à Pobreza Menstrual, instituído no município por meio da Lei 7.250, de 25 de novembro de 2021.
A ação faz parte dos esforços da Secretaria do Trabalho e Assistência Social- Semtas, para ampliar e fortalecer o acolhimento a famílias que, em algum momento, sofreram com questões como violência, perda de direitos e vulnerabilidade. As primeiras entregas serão realizadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), conforme a demanda do equipamento seguindo os critérios dos benefícios eventuais.
A secretária da Semtas, Andréa Dias, ressaltou a importância do programa. “Para muitas pessoas o absorvente pode ser um item barato, mas para famílias em situação de vulnerabilidade é um material difícil de adquirir. Tínhamos relatos de muitas pessoas que precisavam improvisar ou nem sequer utilizavam. Não é apenas uma mera entrega, mas uma ferramenta de promoção da saúde e da dignidade humana. A entrega vai seguir a logística e o cronograma estabelecido pela nossa equipe de referência”, ressaltou.
0 Comentários