A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) apresenta dados atuais sobre as arboviroses em Natal e os números mostram uma queda no registro de notificações. Na última semana epidemiológica do ano passado foram registradas 43 notificações e na primeira semana deste ano o número caiu para 16 casos. Esta queda já vinha sendo observada desde meados de junho do ano passado, quando os casos atingiram mais de mil notificações e em seguida iniciaram diminuição gradativa.
De acordo com dados do Departamento de Vigilância em Saúde, no ano de 2022, mais de 20.500 casos de arboviroses foram notificados em Natal, sendo 18.200 casos prováveis e 4.785 confirmados até o último boletim. O ano passado foi marcado por fortes chuvas provenientes de uma anomalia climática que atingiu toda a costa do Nordeste do Brasil, o que potencializou a então epidemia de Dengue no município.
A 23ª semana epidemiológica de 2022 que compreende os dias 5 a 11 de junho, foi a que apresentou maior número de casos notificados, chegando a 1.231. A partir desta semana, os casos notificados caíram de forma gradativa até chegar à última semana do ano com 43 notificações. Na primeira semana de 2023, foram notificados apenas 16 casos de arboviroses, o que corrobora a tendência de queda até então.
0 Comentários