No último sábado de setembro, dia 30, no espaço Empreende localizado na Universidade Potiguar – UNP, reuniram-se treze críticos de cinema do Rio Grande do Norte que deram os primeiros passos para a fundação da ACCIRN (Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte).
As pautas nesta primeira reunião apresentaram uma contextualização histórica das Associações de Críticos de Cinema no Brasil, uma concisa leitura da sugestão de Estatuto para a ACCIRN, discutiu-se sobre os critérios de filiação de membros, da necessidade da formação de chapas para a primeira diretoria, deliberações e foi definida a data para a próxima reunião.
Entre as deliberações ficou encaminhada as diretrizes sobre a qual a ACCIRN deverá se portar, como a forma de associativismo e o papel junto a comunidade cinematográfica na promoção da cultura.
“Não é segredo que nosso estado vem em uma crescente na produção cinematográfica e somente com uma associação forte e atuante daremos uma condição de crescimento para nosso cinema”, diz o texto da convocatória assinados por Nelson Marques, cineclubista, e Daniel Hetzel, diretor do SETCENAS. A intenção para a próxima reunião é incentivar a adesão do máximo de críticos potiguares possíveis para fortalecer a fundação da ACCIRN.
Como encaminhamento ficou convocada a segunda reunião para o próximo dia 21 de outubro a fim de finalizar o Estatuto e estabelecer a eleição da primeira diretoria da associação.
Os presentes ratificaram a importância da Associação e a contribuição a qual deve se colocar nos festivais e mostras dentro do Rio Grande do Norte.Anualmente a associação deverá premiar em diversas categorias as obras realizadas em âmbito nacional e, principalmente, local.
0 Comentários