Na próxima terça-feira, 12 de dezembro, a partir das 20h, o Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) receberá a exposição fotográfica Materialidade e imaterialidade no Sertão do Nordeste. Organizada por estudantes e pelo professor Francisco Isaac Dantas, do curso de História da unidade acadêmica, a mostra é gratuita, além de ser aberta para a comunidade interna e externa à Instituição.
Por meio dos olhares atentos dos graduandos, a mostra fotográfica apresenta o foco nos municípios do Seridó potiguar e em algumas cidades paraibanas. O objetivo é promover uma jornada fotográfica por meio de momentos que revelam a essência material e imaterial do interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Considerado como um espaço de riqueza cultural e interesse de preservação no Nordeste, as festas, por exemplo, ganham significado especial, reconhecendo a região, tanto pelos órgãos governamentais quanto pela população, como uma conexão às memórias e identidades coletivas.
De acordo com o professor Francisco Isaac, curador da mostra fotográfica juntamente com os estudantes, a ideia do evento surgiu em uma conversa com os alunos, em que toda a execução da exposição foi idealizada pelos graduandos. Todos os méritos recaem sobre os discentes da disciplina de Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial. “O objetivo é divulgar, por meio da arte fotográfica, o patrimônio singular dessas regiões, reconhecendo as preciosidades materiais e imateriais do Seridó potiguar e da Paraíba”, salienta.
0 Comentários