Com o intuito de proporcionar melhorias na concentração e acalmar a mente, o Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), em parceria com o projeto Yoga te ajuda, oferece aulas gratuitas de yoga para servidores e estudantes. Os encontros são abertos também à comunidade externa. As aulas acontecem todas segundas, quartas e quintas-feiras, às 18h, na sala de esportes, no bloco C do Ceres. Para participar, basta realizar a inscrição por meio do contato (84) 9 9226-7272.
As aulas já ocorrem há seis anos, com atividades durante todo o ano, no Ceres, e o projeto Yoga te ajuda é realizado há cerca de dois anos, sendo idealizado e coordenado pelo professor de Ashtanga Yoga e jornalista Ivanilson Barros. Segundo ele, as aulas também acontecem de maneira virtual, com encontros on-line semanalmente, além da divulgação da prática por meio de e-books.
“Fui observando que as pessoas vão às aulas em busca de algo que o yoga pode proporcionar, como mente tranquila, corpo flexível, autoconsciência corporal, além de fazer parte de algum movimento que trabalhe a espiritualidade. A motivação é apresentar uma solução oriental que usa o corpo e a respiração para assim atingir a mente, que é a essência da prática de yoga, diminuir as oscilações mentais que não conseguimos controlar. Yoga é uma união. Se há um motivo, o principal é esse: unir corpo e mente, ou o homem e a natureza”, esclarece o professor de Ashtanga Yoga.
Em relação aos benefícios da prática de yoga aos participantes, o professor Ivanilson Barros explica que isso depende de cada aluno. De acordo com ele, alguns ganham mais confiança, melhoram a autoestima, o corpo fica mais flexível e forte, entretanto, há os que buscam uma respiração mais profunda e suave, além dos que praticam os exercícios como maneira de garantir uma maior paz interior e ter uma mente tranquila
Muito bom, quero mim escrever