A campanha Julho Amarelo tem como objetivo reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. O período também faz referência à data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho.
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) desenvolve ações educativas durante todo o mês nas unidades básicas de saúde e também incentiva a testagem das hepatites B e C. A abertura do Julho Amarelo na capital aconteceu nesta quinta-feira (07) na UBS Pajuçara.
O Departamento da Atenção Básica da SMS/Natal, através do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, alerta a população para observar e atuar de forma preventiva em relação à essas doenças: realizando a testagem nas UBS, utilização de preservativo e exames preventivos em dia, por exemplo. As hepatites têm característica silenciosa e geralmente apresentam sintomas como peles e olhos amarelados, tonturas e enjoos frequentes; especialmente durante a fase avançada.
0 Comentários