Pioneiro no Brasil, projeto estabelece critérios e padrões de qualidade para água de reuso a ser utilizada na produção agrícola, piscicultura e com fins urbanos. De autoria do vereador José Rangel de Araújo (PDT/RN), o projeto foi sancionado pelo prefeito de Caicó Roberto Germano.
Rangel justificou o projeto destacando a escassez de chuvas em Caicó e na região do Seridó e a preocupação de economizar água e utilizá-la de forma racional.
A estiagem que assola o Nordeste vem trazendo consequências alarmantes em vários reservatórios de água do Estado. No reservatório Itans, que abastece municípios da região Seridó, o nível é de apenas 18,2%.
“O reuso da água de forma consciente e com orientação técnica vai ajudar no consumo racional e diminuir o desperdício”, afirmou.
O projeto contou com a assessoria técnica do Professor Luiz Pereira de Brito, Pós Doutor em reuso de água pela Universidade Politécnica de Catalunya, Barcelona, Espanha, e do agrônomo formado pela UFPE, Acácio Sânzio de Brito, que também é mestre em gestão ambiental pela UFRN.
Nos próximos dois anos, serão realizadas audiências públicas de caráter educativo, esclarecendo e orientando a população sobre a importância do reuso de água e a aplicabilidade da lei. As entidades públicas e privadas terão o prazo de vinte e quatro meses para realizar as adaptações necessárias, conforme os critérios e padrões descritos no dispositivo.
0 Comentários