Um Robô por Aluno é o nome do projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que visa democratizar o acesso ao ensino da robótica no Estado.
O trabalho, desenvolvido a partir da criação de robôs de baixo custo, tem a intenção de oferecer aos alunos de escolas públicas a oportunidade se aprofundar no tema; e aos professores, a capacitação para perpetuar a robótica dentro da sua realidade. Desde a criação, em 2013, o URA alcançou cerca de 5 mil alunos da rede pública e graduação. Para este ano, a perspectiva é que mais 500 estudantes conheçam robótica através do projeto.
No ano em que completa a sua primeira década de existência, quatro parcerias diretas com escolas públicas do Estado foram firmadas, sendo elas em Baía Formosa, Lagoa Nova, Parnamirim e Natal. Alunos do ensino fundamental II – que compreende 8º e 9º anos – e alunos de ensino médio fazem parte do público-alvo. Levar os estudantes à participação em eventos como o II Encontro de Robótica Educacional do RN, que acontece em Natal, no mês de novembro também é um dos objetivos. “A gente queria criar um projeto que democratizasse a robótica educacional”, diz o coordenador do projeto, Aquiles Burlamaque.
0 Comentários