As ações de monitoramento e combate ao Aedes aegypti desenvolvidas pelo município de Natal, norteadas pelo Vigiadengue, já começam a surtir efeito. Nas três primeiras semanas de janeiro de 2016, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 133 casos notificados de dengue, o que corresponde a uma redução de 79,41%, se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram notificados 646 casos da doença. No entanto, a SMS continuará intensificando o combate ao vetor de doenças como a dengue, zika e chikungunya, nas áreas consideradas mais críticas e pede que a população continue fazendo a sua parte, evitando os criadouros do mosquito dentro dos domicílios.
O Gabinete de Gerenciamento de Crise de Combate ao Aedes aegypti se reuniu no Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal para discutir e avaliar as ações que estão sendo realizadas nos bairros de Mãe Luiza e Potengi, bem como apresentar os dados mais atualizados da dengue em Natal.
O boletim epidemiológico aponta que até a 3a semana já foram notificados 133 casos de dengue, com destaque para os Distritos Sanitários Norte II, com 67 casos notificados, e o Leste, com 33. O chefe do Centro do Controle de Zoonoses, Alessandre Medeiros, ressalta que apesar do início deste ano em Natal, ter chovido mais do que o ano passado, e estar circulando, possivelmente, três tipos de vírus da dengue (DEN-1, DEN-2 e DEN-4), zika e chikungunya, a cidade de Natal conseguiu reduzir no primeiro mês do ano o número de casos em 79,41 %, se comparado ao mesmo período do ano passado.
0 Comentários