19 maio 2011
 Por 
Blog do Seridó
 às 
06:47min. 
 em 
Segmentos da sociedade caicoense discutem exploração sexual infantil na Câmara de Caicó

Com a presença massiva de estudantes da rede pública, privada e acadêmicos, a Câmara de Caicó promoveu o ciclo de palestras “Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente – Show pela Vida, Contra a Violência”, nesta quarta-feira (18), às 19h30. Ainda foram convidados para o debate autoridades civis, militares, educadores e dirigentes de entidades da sociedade civil organizada.

Em sua explanação, o juiz da vara criminal, Luiz Cândido de Andrade Villaça, salientou que a proteção à criança e ao adolescente começa dentro de casa, já que muitos casos de abuso são provocados por parentes e pessoas próximas. “E a escola e as organizações sociais têm que colaborar com o desenvolvimento dos jovens”, disse o magistrado.

Para Luiz Cândido, a internet também tem sido um campo propício para quem busca essa modalidade de crime, porque conta com o anonimato. Segundo ele, além dos esforços do governo e do Judiciário, também é importante a denúncia. “Porque muito mais grave do que enfrentar o problema é termos uma sociedade com adultos desequilibrados, em virtude da nossa omissão de hoje”, completou.

O outro palestrante da noite, promotor público Vicente Elísio de Oliveira Neto, afirmou que o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, tem dois objetivos: sensibilização e mobilização. “A prevenção é muito superior, porque estamos tratando de crianças e adolescentes que são vítimas de crimes”, lembrou o representante do Ministério Público.

Vicente Elísio rememorou as discussões em torno do plano estadual de enfrentamento da violência sexual, do qual Caicó é um dos municípios signatários, e que envolve Polícia, Ministério Público, conselhos tutelares e demais entidades que compõem a rede de proteção das crianças e adolescentes. Ele sugeriu, ainda, a instalação de delegacias regionais de proteção à infância vitimada por crimes, com agentes especializados e assistência psicológica. Hoje, Caicó dispõe da Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente Infrator.

Ao término do evento, o presidente da Câmara, Leleu Fontes (PDT), se comprometeu a criar uma frente parlamentar, para defender a construção da delegacia de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de crimes na cidade de Caicó.

“A palestra foi de alto nível. A Câmara iniciou hoje um processo para transformar essa Casa no fórum permanente de debates, para que possa focar grandes temas e que envolvam diretamente a nossa sociedade. E não vamos mais abrir mão dessa condição. Brevemente, pretendemos fomentar esses eventos de grande concentração, para que a toda a população possa alcançar esse debate”, avaliou o presidente.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com