A Organização Mundial da Saúde (OMS), pediu que atletas e visitantes que estarão nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro evitem passar por ‘áreas pobres’ e superlotadas da cidade. A recomendação busca diminuir as chances de contaminação pelo vírus zika.
Entretanto, um professor universitário canadense, Amir Attaran, que chegou a pedir que as Olimpíadas fossem adiadas devido à epidemia, considerou a recomendação da OMS completamente inapropriada. Attaran é especialista em saúde pública da Universidade de Ottawa.
O professor questionou a necessidade de utilizar a expressão ‘locais pobres e lotados da cidade, que não possuem água encanada e saneamento básico precário. “Isto é metade do Rio de Janeiro. Era melhor dizer para as pessoas não irem”, disparou. A agência ainda reforçou nesta semana a recomendação para que grávidas evitem áreas afetadas pelo Zika vírus.