As vendas do comércio varejista registraram a oitava queda seguida e caíram 0,5% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta quinta-feira, 12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano, as vendas acumulam queda de 3,3%. Já em 12 meses, o recuo é de 2,1%.
O resultado foi pressionado por todas as atividades do setor, mas veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções. As projeções iam de queda de 0,20% a 1,62%, com mediana negativa de 0,80%.
Na comparação com setembro de 2014, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram baixa de 6,2%. Nesse confronto, as projeções iam de declínio de 3,20% a 8,20%, com mediana negativa de 7,10%.
O resultado deveu-se, principalmente, ao mau desempenho de móveis e eletrodomésticos (-17,9%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,2%); combustíveis e lubrificantes (-8,7%); e tecidos, vestuário e calçados (-12,9%). Os quatro segmentos responderam por mais de 80% da taxa global do varejo no mês.