Segundo o IBGE, o RN também se destacou no varejo ampliado

As vendas no varejo do Rio Grande do Norte apresentaram um crescimento de 2,6% em agosto frente a julho, sendo este o melhor resultado do país, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE. Além do RN, tiveram destaque outros estados do Nordeste, como Maranhão (2,5%) e Paraíba (1,9%), além de outros 13 estados do Brasil. Nacionalmente, o volume de vendas do comércio varejista variou 0,2% frente a julho, interrompendo quatro resultados negativos seguidos.

O comércio varejista inclui combustíveis e lubrificantes, supermercados, tecidos, vestuários e calçados, móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, perfumaria, livros, jornais, revista e papelaria, entre outros. Segundo a pesquisa do IBGE, o RN também teve destaque no comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo. A variação no âmbito potiguar entre julho e agosto de 2025 foi de 2,2%, ficando em terceiro lugar no Brasil, atrás de Goiás (4,8%) e Maranhão (2,3%). Pelo lado negativo, estão 13 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Amapá (-4,8%), Rondônia (-2,9%) e Amazonas (-2,5%).

Lojistas e empresários vivenciaram situações diferentes no mês de agosto. Para Brenda Alves, gerente de uma loja de vestuário masculina e feminina no centro de Natal, as vendas em agosto atingiram a meta da empresa e cresceram quase 50% em relação ao ano anterior. “Agosto foi bom. Atingimos a meta do mês e crescemos. As expectativas para os próximos meses são de melhorar ainda mais em relação ao fim do ano e superar os resultados, com Black Friday, Natal e Ano Novo. Nessa época festiva o comércio tende a melhorar”, cita.