05 fev 2025
 Por 
Blog do Seridó
 às 
06:50min. 
 em 
Vacinação contra a gripe chega a 58,25% no RN

A cobertura da imunização contra a Influenza no RN atingiu apenas 58,25% do público-alvo em 2024, índice bem abaixo da meta do Ministério da Saúde (MS), que é de 90%. Na capital, a cobertura foi ainda menor: de 49,92%. Os dados são do MS. A campanha de vacinação contra a gripe no ano passado começou em março e encerrou na última sexta-feira (31) para gestantes, puérperas, idosos, crianças e povos indígenas. A campanha de imunização de 2025 está prevista para começar em abril. Até lá, a SMS disse que irá traçar as estratégias para reverter os baixos índices, com aposta na imunização em locais específicos.

A Sesap não comentou sobre o que pretende fazer para tentar melhorar os índices neste ano no RN. Apesar de baixo, a cobertura do Estado ficou acima da média nacional, que foi de 54,85%. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, foram aplicadas até o encerramento da campanha, na sexta, 930,3 mil doses no Estado, a maior parte em Natal (207,6 mil doses), Mossoró (75,7 mil), Parnamirim (59,5 mil) e Macaíba (24,2 mil doses). As gestantes são a parcela do público-alvo no RN que alcançou maior imunização (a cobertura vacinal dessa população foi de 82,19%).

Em seguida, vêm as crianças (com índice de 79,84%), os idosos (com cobertura vacinal de 47,91%) e puérperas (cobertura de 29,38%). Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) da SMS/Natal disse que a cobertura na capital teve “um percentual muito baixo, principalmente para os idosos”. Segundo o MS, a cobertura vacinal para essa parcela em Natal ficou em 41,36%. Ramos destacou que esse é um dos grupos mais suscetíveis a casos graves e de óbito que possam ser causados pela doença. Para este ano, a pasta avalia estratégias a fim de ampliar os números.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com