A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou nesta quinta-feira, 16, uma reunião com os coordenadores e representantes dos 18 municípios que participarão da edição 2025 do programa Trilhas Potiguares. O encontro, sediado na Reitoria da UFRN, teve como objetivo apresentar as diretrizes do programa, esclarecer dúvidas e formalizar a parceria com as prefeituras por meio da assinatura do termo de convênio.
O pró-reitor adjunto de extensão da UFRN, Edvaldo Vasconcelos, destacou que o Trilhas Potiguares completa 29 anos e é o programa de extensão mais longevo da Universidade. Segundo Edvaldo, o momento serviu para aproximar ainda mais a instituição dos gestores locais e firmar o compromisso formal com cada um dos 18 municípios envolvidos. “Hoje começamos a etapa de diagnóstico das demandas locais. Cada dupla de coordenadores conversará com o poder público e com a comunidade para levantar as necessidades formativas, preparar as ações e, em julho, realizar a imersão nas cidades”, explicou.
Entre os gestores municipais, a expectativa é alta. Em sua primeira participação no programa, o prefeito de Montanhas, Antônio Neto, afirmou que acompanha o Trilhas há anos em outras cidades e vê a iniciativa como uma oportunidade importante para o município. Ele garantiu apoio irrestrito e disse que, com os coordenadores, fará o levantamento das demandas mais urgentes.
Também participando pela primeira vez, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Passa e Fica, Agnaldo Pereira da Silva Júnior, ressaltou a relevância da parceria. “Nossa expectativa é que o conhecimento científico da universidade contribua com a gestão municipal, especialmente nas áreas de meio ambiente e turismo. Temos desafios como a implantação da coleta seletiva e o programa pode ajudar muito nesse processo de educação ambiental”, avaliou.
0 Comentários