05 nov 2024
 Por 
Blog do Seridó
 às 
12:24min. 
 em 
UFRN busca identificar causas do desabastecimentos de medicamentos

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciou uma parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para identificar as causas do desabastecimento de medicamentos na rede pública de saúde de Natal. A iniciativa abrange Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e tem conclusão prevista para abril de 2025. O projeto é realizado pelo Departamento de Farmácia (DFAR).

O projeto, intitulado “ABASTECE-SUS: Caracterização dos serviços de Assistência Farmacêutica no Município de Natal-RN,” foi estruturado para avaliar as potencialidades e fragilidades da assistência farmacêutica na capital. A assistência farmacêutica inclui desde a seleção e aquisição de medicamentos até a orientação sobre o uso correto, com o objetivo de promover, proteger e recuperar a saúde da população.

Coordenado pelo professor Rodrigo Diniz, o projeto conta com a participação do professor adjunto Rand Martins e dos discentes Jadson Alves e Erica Oliveira. Além disso, a 48ª Promotoria de Justiça Adjunta do MPRN colabora na iniciativa. Até o momento, a equipe completou a fase de visitas aos serviços de saúde, avaliando infraestrutura, processos de trabalho e satisfação dos usuários, além de realizar grupos focais com profissionais para elaborar um diagnóstico completo.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com