Produto está entre os atingidos pela tarifa de 40% imposta pelo governo norte-americano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o país “sente falta do café brasileiro” durante uma ligação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizada nessa segunda-feira 6. O produto está entre os atingidos pela tarifa de 40% imposta pelo governo norte-americano.

A fala de Trump ocorreu ao reconhecer que os Estados Unidos vêm enfrentando aumento expressivo no preço do café desde a adoção da medida. Segundo o Escritório de Estatísticas dos Estados Unidos, o preço pago pelos consumidores americanos teve, em agosto, a maior alta mensal em 14 anos, com aumento de 3,6%. A elevação foi nove vezes superior à taxa média de inflação do período, de 0,4%.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o preço do café nos EUA subiu 20,9%, bem acima da inflação média de 2,9%. É o maior salto anual registrado desde 1997. Durante a ligação, Lula disse estar disposto a retomar as negociações comerciais e pediu o fim da tarifa extra sobre o café. O presidente brasileiro também reforçou o convite para que Trump participe da COP 30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA).