Declaração foi feita durante reunião com líderes do setor petrolífero nos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira 9 que a Venezuela concordou em que os Estados Unidos “começarão imediatamente a refinar e vender até 50 milhões de barris de petróleo bruto venezuelano, o que continuará por tempo indeterminado”. Ele fez as declarações durante uma reunião entre altos funcionários do governo americano e executivos de algumas das maiores companhias petrolíferas do mundo.

Segundo relatos internacionais, Trump anunciou um plano para que o petróleo que estava retido na Venezuela seja refinado e vendido pelos EUA, com a transferência ocorrendo “imediatamente”.

O presidente disse que os recursos obtidos com a venda serão controlados pelos Estados Unidos e, em parte, poderão ser usados tanto em benefício do povo venezuelano quanto dos americanos, conforme postagens feitas por ele em plataformas oficiais durante os últimos dias.

A declaração ocorre em meio a um contexto em que o governo americano assumiu papel de supervisão sobre o petróleo venezuelano e tem debatido com empresas como Chevron, ExxonMobil e outras sobre o investimento e exploração das reservas do país sul-americano.