Urnas eletrônicas, candidatos, mesários, eleitores e muito aprendizado. Foi assim a Eleição das Lideranças das turmas do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista de Natal realizada nesta terça-feira (25) em parceria com Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). Mais de 200 alunos tiveram a chance de vivenciar, na prática, o dia de votação e eleger os seus líderes de sala. A ação seguiu todos os protocolos sanitários contra Covid-19.

 Ao todo, 214 crianças dos turnos matutino e vespertino participaram da eleição. A ação faz parte do projeto Eleitor do Futuro, que é organizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RN) e tem o objetivo de desenvolver ações junto à rede pública e privada de ensino, estimulando no futuro eleitor a consciência do seu direito, enquanto cidadão, de votar e ser votado, respeitando a soberania do voto como instrumento basilar da democracia.

Durante a ação, o chefe de gabinete da EJE-RN, Sólon Almeida, conversou com os estudantes sobre a urna eletrônica, o trabalho dos mesários e o processo de votação como um todo. Para realização de um pleito com as urnas existe toda uma preparação, como por exemplo, a colocação das informações dos candidatos (fotos e números) e dos eleitores.