14 maio 2025
 Por 
Blog do Seridó
 às 
07:55min. 
 em 
Trabalhador é condenado na Justiça do Trabalho do RN por tentar processar banco em três estados diferentes

A Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), com sede em Natal, condenou um trabalhador a pagar multa por má-fé depois que ele entrou com a mesma ação trabalhista em três estados diferentes: Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A Justiça entendeu que o homem agiu de forma abusiva ao tentar escolher o local mais favorável para o processo, prática conhecida como “escolha estratégica de foro”. Ele terá que pagar 3% do valor da causa como punição.

No processo, o trabalhador alegou que tinha direito de mover a ação onde mora — segundo ele, em Natal — e que seria injusto obrigá-lo a ir até Recife, local onde trabalhava, por ter poucos recursos financeiros.

Mas a relatora do caso, desembargadora Auxiliadora Rodrigues, mostrou que o trabalhador apresentou informações contraditórias. Em abril de 2023, ele entrou com o processo na Paraíba dizendo que morava em João Pessoa. Um mês antes, tinha feito o mesmo em Recife, alegando morar lá. E agora, no processo do Rio Grande do Norte, declarou residência em Natal.

Para o tribunal, isso comprova que ele tentou manipular o sistema judicial para escolher onde queria ser julgado. A juíza destacou que o próprio banco enviou um telegrama para o endereço do trabalhador em Recife, o mesmo informado no processo de Pernambuco, provando que ele realmente mora lá.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com