
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) encerrou nesta terça-feira (23) a primeira ação do projeto “Todo Voto Importa”, desenvolvido pelos Laboratórios de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) dos Regionais do Nordeste e do Pará.
Durante os dias 22 e 23, servidores do TRE-RN atenderam por livre demanda, das 8h às 13h, alunos do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC-RN), localizado na Rua Fonseca e Silva, 1113, Alecrim, Natal/RN. Foram oferecidos serviços eleitorais como alistamento, regularização, transferência e autodeclaração de deficiência, além da experiência de utilização da urna eletrônica simulando o dia da votação.
A urna possui recursos importantes de acessibilidade, como teclado em braile, libras e assistente de áudio em fones de ouvido. “É uma gratidão muito grande a ciência ter criado o voto eletrônico, porquê antigamente nós votávamos em cédulas, então a gente nunca ia saber se a caneta estava riscando ou não. Hoje, com o advento da urna, inclusive ouvindo a sonoridade da voz, a gente sabe que tá votando, pois tem todo o procedimento adequado para trazer segurança para nós, eleitores cegos”, afirmou o presidente do IERC, Marcos Antonio.