Os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, Sesap, estiveram reunidos na tarde de ontem com o Secretário Municipal de Saúde de Caicó, Galvão Freire. A reunião teve o objetivo de discutir a implantação da Central de Regulação na cidade de Caicó, que irá atuar em todos os 25 municípios do Seridó. “Essa Central vai ter sede em Caicó, com recursos do Governo Federal para a instalação de equipamentos e, consequentemente, o Município se encarrega da parte estrutural. Posteriormente, o Ministério da Saúde repassa recursos para que a gente pague um médico para ficar 24h atendendo na central”, disse Galvão Freire.
A central de regulação vai unificar o atendimento ao usuário, ou seja, a partir do funcionamento deste equipamento a população seridoense poderá, em um mesmo espaço físico, realizar consultas, dar entrada em procedimentos de internação e também marcar exames de média e alta complexidade. Tudo isso vai ser possível graças à implantação de um sistema de informatização do Ministério da Saúde, o SISREG. Na central de regulação será possível ter acesso aos protocolos de atendimento dos usuários e a partir da avaliação e análise das informações, priorizar os pacientes que mais necessitarem de atendimento.
“O objetivo da central é regular os leitos clínicos e cirúrgicos, evitando que os pacientes fiquem aguardando por vagas para serem atendidos. A distribuição será feita de acordo com os leitos disponíveis e com a gravidade e urgência do atendimento”, explicou Freire. Para Saudade Azevedo, coordenadora da Central de Regulação, o pleno funcionamento da unidade vai mudar a vida dos potiguares. “Graças à implantação da Central vamos poder monitorar todos os procedimentos e atendimentos. A partir de agora vamos poder dar um melhor acesso à população ao sistema público de saúde”.
REGULAÇÃO
A Regulação do atendimento é a ordenação do acesso aos serviços de assistência à saúde. Esta ordenação atua pelo lado da oferta, buscando melhorar os recursos assistenciais disponíveis, e pelo lado da demanda, garantir a melhor alternativa assistencial face às necessidades de atenção e assistência à saúde da população.