O STF (Supremo Tribunal Federal) voltará a discutir hoje o escândalo do mensalão. Começam a ser julgados os recursos apresentados pelos 25 condenados, que tentarão, pelo menos, reduzir as penas aplicadas pela prática dos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa, peculato, gestão fraudulenta, corrupção passiva, evasão de divisas e formação de quadrilha.

A principal aposta dos condenados é na nova composição da Corte. Os ministros Teori Zavascki e Roberto Barroso não participaram do julgamento e podem dar nova interpretação sobre as sentenças. Caso isso ocorra, poderá haver redução de pena.

São, ao todo, 26 embargos de declaração, que não podem mudar a condenação, mas servem para o acusado apontar omissões, contradições e obscuridades do acórdão – o resumo da sentença.