O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest/RN) e o Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, profissionais e tecnológica (SINASEFE) convocaram os servidores da UFRN e do IFRN para um ato unificado de greve nesta sexta-feira (21). A concentração tem início às 8h, em frente ao IFRN Campus Natal-Central, e acontece passados mais de 60 dias desde a paralisação dos profissionais técnico-administrativos da UFRN.
O SINASEFE ressalta que as categorias reivindicam a recomposição do orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior, a reestruturação das carreiras, reajuste salarial e a revogação das medidas prejudiciais aos serviços públicos. Os técnico-administrativos da UFRN estão em greve desde o dia 14 de março e os docentes da instituição desde 22 de abril. Os professores e técnico-administrativos do IFRN, por sua vez, deflagraram o movimento paredista no dia 03 de abril.
Apesar da convocação do ato, a previsão é que a greve dos professores da UFRN seja finalizada com o resultado da votação do plebiscito que acontece até às 17h desta quinta-feira (20). Isso porque, segundo o presidente do Adurn – Sindicato, Oswaldo Negrão, a decisão deve acompanhar as deliberações da assembleia realizada pela categoria no último dia 17 de junho. A declaração foi dada por ele nesta quinta-feira, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal.