penitenciaria

Depois de dois atentados em apenas dois dias, os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte estão em total alerta e temorosos com a segurança pessoal e nas unidades prisionais. Para o Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN, a situação é tensa há muito tempo.

Ela lembra que, em 2013, um agente penitenciário foi assassinado durante a tentativa de resgate de um preso. No ano passado, e já neste ano, viaturas e carros de agentes penitenciários foram alvos de atentados, tendo caso, inclusive, de veículo incendiado.

Vilma Batista declara ainda que os agentes penitenciários esperam investimentos em armamentos, melhores viaturas e até mesmo valorização dos agentes. “A maioria não dispõe nem mesmo de um colete a prova de balas, então, como se proteger da criminalidade dentro e fora dos presídios?”, completa. No caso desta segunda-feira (17), no Parque Industrial, em Parnamirim, um agente penitenciário ficou ferido na mão. Ele e outro agente estavam em uma viatura quando bandidos se aproximaram e atiraram várias vezes.